segunda-feira, 27 de outubro de 2014

História da Luneta

   No século XVI, cientistas faziam observações astronômicas a olho nu equipamentos pouco eficientes. No início do século XVII, Hans Lippershey (1570-1619) inventou a luneta, instrumento óptico que utilizava uma lente côncava e uma convexa, que recebera o nome de refrator. Em 1609, Galileu Galiei construiu sua própria luneta e  a utilizou para observar o céu, assim nasceu a luneta astronômica, equipamento que revolucionou a  astronomia. As Lunetas são instrumentos destinados à observação de objetos distantes. Podem ser encontradas em dois tipos distintos: Luneta astronômica ou Luneta terrestre. 
 Hans Lippershey (1570-1619)

   A primeira luneta da qual se tem registros foi construída por Galileu Galilei. Tratava-se de um aparelho óptico rudimentar, que pode ser considerado o precursor dos telescópios. 
  Em 1609, em uma de suas frequentes viagens a Veneza com seu amigo Paulo Sarpi ouviu rumores sobre a "trompa holandesa", um telescópio que foi oferecido por alto preço ao dogede Veneza. Ao saber que o instrumento era composto de duas lentes em um tubo, Galileu logo construiu um capaz de aumentar três vezes o tamanho aparente de um objeto, depois outro de dez vezes e, por fim, um capaz de aumentar 30 vezes.
   Galileu foi o primeiro a fazer uso científico do telescópio, ao fazer observações astronômicas com ele. Descobriu assim que a Via Láctea é composta de miríades de estrelas (e não era uma "emanação" como se pensava até essa época), descobriu ainda os satélites de Júpiter, as montanhas e crateras da Lua. Todas essas descobertas foram feitas em março de 1610 e comunicadas ao mundo no livro Sidereus Nuncius ("O Mensageiro das Estrelas") em março do mesmo ano em Veneza . A observação dos satélites de Júpiter, levaram-no a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico.
Luneta de Galileu



22 comentários:

  1. Respostas
    1. para comprovar a teoria de Galileo de que a terra e tds o os outros planetas do sistema solar giravam em torno do sol.

      Excluir
  2. Desde tempos muito remotos o homem vem observando o ceu com várias duvidas e por isso foi criado a luneta para poder ser tirados essas várias dúvidas
    Espero que tenha ajudado

    ResponderExcluir
  3. Na paginas tipos de lunetas voce fala que a luneta de Galileu é uma luneta astronômica, porem na pagina luneta terrestre vc diz que a luneta de galileu é terrestre? alago errado não esta certo?????

    ResponderExcluir
  4. Obrigado ... excelente material , muito esclarecedor !

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me dizer aonde a luneta original está agora ????

    ResponderExcluir
  6. A luneta de Galileu está no Museu da História da Ciência em Florença

    ResponderExcluir
  7. A luneta de Galileu aumentava 30 vezes e ele descobriu e estudou meio universo. Tenho uma câmera, Nikon p900, nova, aumenta 83 vezes e não dá pra ver a décima parte do que Galileu “viu” . Já pensou se ele tivesse uma dessa? Kkkk, pura enganação .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas distâncias focais das lentes dos dois telescópios de Galileu era um aumento de quase 21 vezes (e não 30 vezes como alguns acham) e o outro de quase 14 vezes

      Excluir
    2. ivair de andrade - a Nikon P100 dá 20 diâmetros . É uma lente de 1000 dividindo por 50 distancia focal da Nikon dá 20 diâmetros. E no máximo dos 1000 dá muita distorção, não se deve usar mais do que 500. Acho que a Nikon virou a """arma""" dos terraplanados por uma razão religiosa certamente pois a Canon SRT30 (430 dólares) é muito melhor , mas cada um gasta 1000 dólares onde quer

      Excluir
  8. Respostas
    1. https://lunetafisica.blogspot.com/2014/10/historia-da-luneta.html?showComment=1567976404199#c1690892226030337273

      Excluir