Luneta Terrestre

   Quando vamos analisar algum objeto na Terra é mais agradável utilizarmos as lunetas terrestre pois torna direita a imagem final em vez de tornar a imagem final em invertida. A luneta de Galileu é uma luneta terrestre que utiliza uma lente divergente, de pequena distância focal, como ocular. A imagem i1 fornecida pela objetiva está em seu plano focal imagem pois o objeto está muito afastado. A lente divergente é disposta entre a objetiva e a imagem i1. Essa imagem é um objeto virtual para a lente divergente, situando-se entre seu foco principal objeto F2 e seu ponto antiprincipal objeto C2. A imagem final i2 é direita em relação ao objeto visado (Fig.1).
Esquema de luneta terrestre.
   O binóculo é constituído por duas lunetas terrestres. Cada uma delas possui lentes objetiva e ocular e um conjunto de dois prismas de Porro, que promovem a inversão da imagem final. As arestas desses prismas são dispostas ortogonalmente e com faces-hipotenusas paralelas.
     No prisma de Porro os raios emergem em ordem contrária à dos raios incidentes. A imagem de um objeto pela objetiva é invertida e, além disso, a direita e a esquerda aparecem trocadas. O 1° prisma endireita a imagem, mas não troca a direita pela esquerda e vice-versa. Essa troca é efetuada pelo 2° prisma. A ocular funciona como lupa, fornecendo uma imagem final exatamente igual ao objeto, e ampliada.

Luneta terrestre moderna

3 comentários: