Telescópio e a diferença entre luneta e binóculo


O telescópio é um objeto de observação de planetas, com o mesmo sistema da luneta, difere da mesma no seu funcionamento, funciona aumentando a capacidade de captação da luz que o olho humano não pode captar, e assim permitir então a percepção dos objetos, que até então que não eram possíveis de  se observar, através do telescópio, por conta do limite da captação de luz da pupila humana, que se observado à olho nu, não se enxergaria.

Luneta
Telescópio

   Outra diferença entra os dois instrumentos ópticos é o funcionamento, ao invés de uma lente objetiva o telescópio usa um espelho parabólico, e que funciona como um telescópio de reflexão, esse tipo de aparato melhora os casos de aberrações que ocorre nas lentes. Observadores usam normalmente nos telescópios com espelhos parabólicos enquanto os caseiros para uso domiciliar ou uso cientifico em menor escala.

Binóculo
  O binóculo é uma luneta convencional, que funciona com duas lunetas e dois primas de Porro, que são dispersas de forma ortogonal para que as faces da hipotenusa fiquem paralelas, cada uma das lunetas do binóculo, usam lentes objetivas e lentes oculares.

5 comentários:

  1. Montei meu telescópio com um objetivas, uma lente para corrigir a imagem invertida e oculares diversas montadas por mim mesmo. Consigo ler a placa de um carro a 1 quilômetro de distância. Com controles de zoom e um de foco.

    ResponderExcluir
  2. vlw por ajudar na tarefa de casa kkkkkkkk

    ResponderExcluir